Desejamos ligar pessoas e instituições activas na cultura de rua, educação, empreendedorismo social, inclusão e participação e, acima de tudo, património cultural. O nosso objectivo é apoiar uma cultura de inclusão onde todos se possam envolver, ser criativos e melhorar as suas competências.

Nos últimos meses, cada Parceiro reuniu-se pelo menos três vezes com as suas partes interessadas colaboradoras. As nossas diferentes abordagens à criação da Aliança Regional resultaram numa rede coesa e diversificada que apoia os jovens e o seu empreendedorismo na cultura de rua, arte de rua, inclusão, eventos, moda, e urbanismo. Belfast, Bordeaux, Porto, Atenas, Lodz e Galway têm muito em comum no envolvimento com o multiculturalismo e as cenas culturais emergentes. Juntos, trabalhamos num guia para implementar uma colaboração contínua entre organizações, de modo a que o investimento na formação em empreendedorismo na cultura de rua tenha impacto na inclusão social e no desenvolvimento sócio-económico.

A EBE Belfast UK fornece consultoria e formação empresarial. Ajudam os indivíduos a iniciar a actividade empresarial e apoiam o crescimento de empresas estabelecidas.

A Parceria Regional do Reino Unido funciona através de uma série de reuniões formais de membros parceiros, lideradas pela East Belfast Enterprise. Os seus principais objectivos são trabalhar com os intervenientes regionais na cultura de rua, desenvolver relações e redes intersectoriais, e apoiar a economia. Um tema chave é um diálogo com os interessados para considerar o que constitui a cultura de rua num contexto local. A EBE está a planear explorar eventos que dêem às empresas de rua estabelecidas e aos futuros empreendedores de rua a oportunidade de trabalhar em rede e descobrir o apoio de que dispõem.

EDRA Grécia promove monumentos e património como parte das oportunidades da cultura de rua. Durante os encontros, tentaram ligar artistas de rua e profissionais da cultura de rua com oportunidades empresariais para mapear e reforçar iniciativas já existentes. As organizações participantes podem investigar mais profundamente e ter uma ideia mais clara das políticas e programas existentes. EDRA convidou representantes do Município de Atenas e algumas das fundações mais proeminentes do sector cultural grego a partilhar as oportunidades actuais e potenciais ofertas de emprego na cultura de rua e a planear colaborações futuras. Em particular, concentraram-se na ligação entre as partes interessadas: ONG, centros educativos, empresas de cultura de rua e artistas independentes. A Aliança será capaz de combinar a experiência educacional com o trabalho em rede na comunidade e apresentar e promover o projecto a grupos relevantes.

Le LABA Bordeaux France reúne vários grupos activos na cultura de rua na Nova Aquitânia, especificamente na arte de rua. Bordeaux e a sua região têm um recurso significativo de organizações que trabalham na alimentação, festivais, arte de rua, turismo alternativo, urbanismo, desporto, dança, moda, mercados, etc. Os encontros com parceiros regionais concentram-se no Festival de Chahuts. Le LABA acolheu um encontro profissional em Junho de 2022. Os interessados: instituições e estudantes reuniram-se com um camião alimentar, uma loja de skate, empresários de hip hop e artistas de rua. Discutiram a partilha do espaço, a institucionalização da cultura de rua, e o que a cidade pode fazer para melhorar o sector. Os estudantes apresentaram a importância da participação dos cidadãos na reflexão sobre o espaço público e o urbanismo. Le LABA irá organizar a formação em Bordéus para formadores de empreendedorismo dos países participantes.

AHE Łódź Polónia visa promover a colaboração entre jovens empresários, artistas, e as suas cidades. A Universidade de Humanidades e Economia irá utilizar os módulos educacionais desenvolvidos no projecto Cultura de Rua para Regiões para melhorar os cenários educacionais. Ajudará os estudantes a adquirir competências empreendedoras e chamará a atenção dos jovens para o potencial da arte e cultura de rua. A universidade coordena conferências durante as quais, juntamente com os parceiros, oferecem painéis abertos e workshops para os jovens. Combinando dança, arte, e tecnologia moderna, os currículos introduzem novos modelos empresariais na educação empresarial. As partes interessadas da Lodz Alliance representam instituições educacionais que trabalham com a cultura local e organizações VET.

Momentum Ireland tem uma experiência em formação, tutoria e aprendizagem on-line.

O objectivo da sua Aliança é reunir os interessados das áreas de empreendedorismo de rua e social, inclusão cultural, formação profissional e educação de jovens da Irlanda Ocidental/NorthWest para melhorar as suas capacidades de compreender e apoiar as oportunidades através da cultura de rua. As partes interessadas vão desde redes de mulheres empresárias a artistas individuais. São agricultores e as suas esposas que vendem bens e produtos, artesãos que vendem online, e pessoas de diferentes culturas que acrescentam benefícios empreendedores à área. O Momentum visa promover o empreendedorismo criativo na zona Oeste/Noroeste estabelecendo o valor da cultura de rua num sentido totalmente comercial.

O P.PORTO Portugal Polytechnic Institute liga os centros académicos e empresariais em torno do Porto a um objectivo comum na cultura de rua. Juntamente com o MOMENTUM Ireland e EDRA Greece, trabalham no TRAINER’S GUIDE for Street Culture Entrepreneurship and Open Educational Resources (OERs): os módulos para a abordagem de formação de empreendedorismo e a criação de uma empresa no campo da cultura de rua. Os módulos estarão disponíveis para os jovens através da aplicação móvel.

baixar PDF